Aprosoja/MT debate com Blairo Maggi royalties da biotecnologia da soja

aprosoja mt maggi.jpg
Foto: Divulgação/Aprosoja/MT

O presidente da Aprosoja de Mato Grosso, Antônio Galvan, e seu vice-presidente, Fernando Cadore, estiveram na manhã desta terça-feira (27) reunidos com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi. Uma das principais pautas discutidas foram a eficiência e os royalties da biotecnologia da soja.

Tramita na Justiça Federal de Mato Grosso ação proposta pela Aprosoja/MT contra a Monsanto e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pedindo a anulação da patente da biotecnologia Intacta.

Hoje, aproximadamente dois terços do plantio de soja no Brasil são feitos com esta biotecnologia. Porém, a Aprosoja, em estudos técnicos realizados previamente, identificou ausência de requisitos para concessão desta patente, especialmente por falta de inovação.

Outros temas também discutidos foram data de plantio em MT, a moratória da soja na Amazônia, lei de proteção de cultivares e classificação de grãos.

A classificação, inclusive, foi um dos principais temas debatidos na primeira reunião entre o ministro e a diretoria da Aprosoja neste ano, no dia 31 de janeiro.

Da redação, com informações da Aprosoja/MT

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: