Criada em congresso no Chile a Associação Sul-Americana de Agricultura de Precisão

congreso agro precisao chile
Foto: Divulgação

Os participantes do 1º Congresso Latino-Americano de Agricultura de Precisão, realizado em Santiago (Chile), aprovaram a criação da Associação Sul-Americana de Agricultura de Precisão. O professor brasileiro José Paulo Molin, presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP), foi escolhido como diretor-executivo da nova entidade.

Cerca de cem especializadas do setor agricultura de precisão participaram do evento. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi representado pelo chefe da Divisão de Agricultura de Precisão, Fabrício Juntolli. O anúncio da indicação do professor brasileiro ocorreu ao final do evento, na quinta-feira (12), na capital chilena.

Molin é um dos mais renomados especialistas em agricultura de precisão. Ele é doutor em engenharia agrícola pela Universidade de Nebraska (EUA), mestre em engenharia agrícola pelo Unicamp (SP) e graduado em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (RS). O professor também presidiu a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) do Mapa.

Atualmente, Molin atua na interface entre a área de máquinas e implementos agrícolas e agricultura de Precisão, especialmente com sensores, variabilidade espacial, mapas de produtividade, GNSS, aplicação localizada de insumos, semeadura, adubação e colheita.

Políticas públicas

Durante o evento, o chefe da Divisão de Agricultura de Precisão do Mapa participou de um painel sobre políticas públicas para o setor na Argentina, no Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Segundo Fabrício Juntolli, o Brasil está mais bem estruturado que seus vizinhos no setor de agricultura de precisão. Por isso, a experiência brasileira será importante para os outros quatro países

Além da AsBraAP e do Mapa, o Brasil esteve representado no congresso pela Associação Brasileira de Prestadores de Serviços de Agricultura de Precisão (ABPSAP).

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: