Vem aí a Campo Grande Expo, a feira da produção sustentável

 

alessandra piano capo grande expo
Foto: João Carlos Rodrigues/AGROemDIA

A mais nova feira agropecuária brasileira tem o DNA feminino e inova no tema. Idealizada pela empresária Alessandra Piano, da Certifica Agro, a Campo Grande Expo tem a temática voltada à sustentabilidade e aos sistemas de integração da produção, como a ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta), uma das tecnologias recomendadas pelo Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A exposição será realizada de 16 a 20 de julho deste ano, em uma área de 20 mil metros quadrados, no Terra Nova Eventos, na capital sul-mato-grossense.

A Campo Grande Expo também quer se consolidar como um ambiente de negócios entre os produtores rurais de Mato Grosso do Sul e de todo o Centro-Oeste e as indústrias de insumos agrícolas – máquinas e implementos agrícolas, fertilizantes e defensivos, entre outros –, o comércio e os serviços destinados ao agro, como as tecnologias e inovações oferecidas pela agricultura de precisão. O objetivo da organização do evento é oferecer opções de transações comerciais para as diferentes cadeias do agro, como agricultura, pecuária e silvicultura etc.

Os produtores poderão financiar as compras realizadas durante a Campo Grande Expo por meio das linhas de crédito oficial previstas no Plano Agrícola e Pecuária (PAP) ou via Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Segundo a coordenadora institucional feira, Gracita Barbosa, o FCO dispõe neste ano de R$ 9,2 bilhões para operações financeiras de apoio aos empreendedores rurais da região.

Novas tecnologias

Na última quarta-feira (18), Alessandra Piano apresentou a Campo Grande Expo em evento na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. A presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada Tereza Cristina (DEM-MS), a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Maria Moura, e o coordenador do Plano ABC no Mapa, Elvison Ramos, participaram da solenidade.

De acordo com Alessandra Piano, a feira dará prioridade ao envolvimento direto dos produtores com as novas tecnologias da agricultura digital (agricultura de precisão, a Internet das Coisas, sites e a conectividade) e a difusão de conhecimento. Nesse contexto, estão programados cinco dias temáticos: Dia da Mulher no Agro, Dia do Jovem no Agro, Dia do Pantaneiro, Dia da Lavoura e Dia do Leite.

A Campo Grande Expo conta com o apoio do Mapa, da Embrapa, da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), do Banco do Brasil, da prefeitura da capital sul-mato-grossense e de mais de 50 instituições privadas. Entre elas, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram).

campo grande expo 20
Imagem: Divulgação/Campo Grande Expo

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta