Racionamento de água no Distrito Federal chega ao fim em 15 de junho

41825454002_51e29d9939_k
Agência Brasília

Após 18 meses de racionamento, o corte de água nas torneiras dos brasilienses chegará ao fim no dia 15 de junho.  A medida foi anunciada nesta quinta-feira (03), pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em coletiva de imprensa. Segundo o GDF, a decisão foi tomada com base nos níveis dos maiores reservatórios que abastecem a região, na redução do consumo pela população (entre 12% e 13%) e a entrada em funcionamento dos novos sistemas de captação, como a do Córrego Bananal e a do reservatório de Corumbá IV.

Rodrigo Rollemberg explicou ainda que a decisão foi tomada após uma reunião com a Agência Reguladora de Águas do DF (Adasa), na manhã desta quinta. “Com todas as projeções feitas pela Adasa, pela Caesb e por nós, a previsão é que possamos chegar a outubro com 22,7% do volume de águas da bacia do Descoberto.”

GDF nega ação eleitoreira

Ainda durante a coletiva de imprensa, o governador do DF foi questionado se a decisão teria caráter político, devido à proximidade das eleições. No entanto, o representante do Palácio do Buriti garantiu que o governo anunciou a medida com base em relatórios e com a autorização da Adasa. “Atuamos de forma extremamente técnica. Recebi sugestão de vários companheiros políticos para acabar com o racionamento, mas entendemos que deveríamos fazer isso em uma data adequada, com segurança para a população”, disse.

Histórico

O racionamento de água foi anunciado pelo GDF em janeiro de 2017. Primeiro, para as regiões administrativas abastecidas pela Barragem do Descoberto. Depois, o corte foi entendido àquelas abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria.

Da Redação, com Agência Brasília

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: