Universidades estudam compartilhar projetos

unicampsite
Unicamp/Divulgação

A Unicamp e a PUC em Campinas (SP) estão avaliando uma união entre as universidades para compartilhar projetos de sustentabilidade e, assim, aumentar a cooperação acadêmica. A proposta é unir os esforços das instituições em um “campus inteligente”, que vislumbra a integração também de universidades internacionais. A viabilidade do projeto será definida por um grupo de trabalho

Neste mês, reitores e representantes debateram a parceria, que geograficamente será consolidada na área adquirida pela Unicamp em 2013: a Fazenda Argentina, que corresponde a 60% do território atual da instituição e foi reformada recentemente.

Na área, será estabelecida a sede de um “hub internacional”, espaço que deverá se tornar um polo de desenvolvimento sustentável na cidade, com a participação de universidades nacionais e de outros países.

Projetos de sustentabilidade

A “vizinha” PUC já possui cinco projetos de sustentabilidade. Eles são voltados para energia, água e resíduos, mobilidade, segurança e tecnologia da informação e comunicação. As ações começaram a ser colocadas em prática em 2017, com a troca de lâmpadas nas unidades.

Na primeira conversa entre as instituições, ocorrida no fim de abril, os representantes conversaram sobre a possibilidade do “trânsito” de alunos nas duas universidades, com compartilhamento de matérias eletivas e créditos válidos para as duas instituições. No entanto, essa viabilidade ainda terá que ser definida e aprovada pelo MEC.

Compartilhamento presencial e virtual

Dentro do conceito do hub, a ideia é trazer toda a Unicamp para o formato sustentável e ter boas universidades do mundo todo no campus, literalmente, para executar trabalhos de desenvolvimento na área.

“Talvez algumas universidades queiram ter departamentos dentro da Unicamp. A presença da universidade é mais do que virtual. A gente quer que tenha uma presença física e, obviamente, um ambiente adequado pra isso. Já existem grupos de trabalho que tratam da viabilidade do hub”, ressalta Marco Aurélio Pinheiro Lima, responsável pelo Plano Diretor da Unicamp.

Ainda não há um prazo definido para colocar em prática o projeto, mas os grupos de trabalho já estão sendo formados para avaliar todas as possibilidades.

Da Redação, com informações do G1

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: