RS: Qualidade marca julgamentos da raça holandesa na Expoleite/Fenasul

vaca premiada expoleite
Fotos: JM Alvarenga/Gadolando/Divulgação

A qualidade do gado leiteiro na Expoleite/Fenasul marcou o concurso e os julgamentos da raça holandesa. Cerca de 85 animais participaram da feira, promovida pela Gadolando e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, com o patrocínio de Banrisul, Badesul, BRDE e Italac. O evento começou na quarta-feira (16) e termina neste domingo (20), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

O desempenho da vaca Constentation Darah Doorman na Expoleite/Fenasul lhe conferiu o título de Grande Campeã. “Foi uma bela surpresa o prêmio. Essa vaca tem genética e o preparo que mostra esta evolução. Desde pequena, ela vem se destacando e melhorando cada vez mais”, comemorou o criador Carlos Jacob Wallauer, da Agropecuária Fortaleza, de Salvador do Sul (RS).

O jurado do concurso leiteiro, Edson Luís Kurtz, explica que a dedicação para a preparação dos animais apresentados no evento foi intensa. “Quero agradecer principalmente aos criadores porque sei do tamanho do envolvimento para que esses exemplares pudessem chegar com tanta qualidade aqui nessa pista. Não foi a maior exposição que aconteceu aqui, mas, com certeza, de excepcional qualidade”, afirmou.

A análise de Kurtz vai ao encontro da avaliação do presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Jorge Fonseca da Silva. Para ele, a feira foi de difícil realização, mas de excelente qualidade. “Nós não desejamos aqui muitos animais, mas muitos criadores. Quanto maior o número de participantes mais sucesso o evento terá”, comparou, explicando que 99% dos produtores em feiras são pequenos criadores de gado leiteiro que têm no leite sua atividade econômica.

O secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, destacou que está ciente do momento difícil para o setor e do empenho da Gadolando para a realização da Expoleite/Fenasul. “Por isso, meus cumprimentos a todos que expuseram e superaram dificuldades e aos que tiveram condições de demonstrar aqui essa qualidade que nós estamos constatando.” O julgamento dos animais se encerrou neste sábado (19).

 

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: