Indea constata comércio irregular de vacinas contra aftosa em MT

Uma revenda de produtos veterinários do município de Juara (MT) estava comercializando vacinas contra febre aftosa em desacordo com as normas. A constatação foi feita durante fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (21), o órgão informa que para “salvaguardar a sanidade do rebanho e dar garantias aos produtores rurais, todas as propriedades que adquiriram a vacina na loja veterinária investigada foram preventivamente interditadas para o trânsito, até que as equipes do Indea verifiquem in loco quais deverão revacinar seus animais”.
Na nota, o Indea ressalta que se trata de episódio pontual, “detectado pelo eficiente controle do serviço oficial, não comprometendo a cobertura vacinal obtida pela massiva vacinação realizada pelo produtor ao longo dos anos e comprovada mediante estudos da eficiência da vacinação conduzidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa)”.
As ações, assinala o comunicado, estão sendo conduzidas pelo Indea e Superintendência Federal de Agricultura em MT, com apoio dos representantes dos produtores rurais.
“As bases do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa estão sustentadas no compartilhamento de responsabilidades entre os setores público e privado. No que se refere à vacinação, é de responsabilidade dos proprietários dos animais a aquisição e a aplicação da vacina contra a febre aftosa, cabendo ao serviço veterinário oficial supervisionar a qualidade da vacina, bem como fiscalizar, controlar e orientar as atividades de comercialização e de utilização do produto”, enfatiza a nota.
O comunicado acrescenta também que “a produção e a distribuição da vacina são submetidas a um rigoroso controle de qualidade por parte do serviço veterinário oficial no Brasil, iniciado na fábrica e chegando até as revendas, por meio das fiscalizações nos estabelecimentos que comercializam os produtos, garantindo à comunidade que são produtos com qualidade e autenticidade e garantia de conservação. Compete à revenda de produtos veterinários o controle de estoque e a comercialização do produto, dentro das normas estabelecidas, sob supervisão do médico veterinário responsável técnico”.
Da redação, com Indea-MT