CNA: Mulheres do agro terão rodada de negócios durante congresso em outubro

 

 

mulheres cna
Foto: CNA/Divulgação

Uma rodada de negócios para mulheres que trabalham na apicultura e na cafeicultura será uma das novidades do 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em outubro deste ano. O objetivo é incentivar empreendedorismo feminino e ampliar a sua participação nas operações comerciais do agro, especialmente nas exportações.

O anúncio da rodada de negócios foi feito durante reunião das mulheres que representam sindicatos rurais e federações, nessa terça-feira (5), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, quando elas debateram a representatividade feminina no setor agropecuário. A rodada será promovida pela CNA em parceria com a Apex-Brasil.

“A ideia desse projeto é estimular o empreendedorismo feminino e valorizar as produtoras rurais que já exportam e as que também querem começar a exportar. Vamos abrir vagas para produtoras iniciantes nesse processo de exportação, que têm interesse em se especializar e vender seu produto fora do Brasil”, disse a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.

Durante a reunião, as participantes assistiram palestras sobre as ações e programas do Sistema CNA/SENAR/ICNA e sobre a importância do papel da mulher no campo, além de propostas de negócios internacionais para produtoras rurais.

Programas

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Andrea Barbosa Alves, falou sobre a importância dos programas voltados para a saúde da mulher e sobre empreendedorismo.

“O Programa Saúde da Mulher Rural contribui para a mudança e melhoria das condições de vida, com ações preventivas, exames ginecológicos e prevenção do câncer do colo do útero. Já o Programa Mulheres em Campo é voltado para gestão e empreendedorismo. O objetivo é ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais”, disse Andrea.

Para a presidente do Sindicato Rural de São Gabriel da Palha (ES), Evani Maria Cassaro, a mulher tem papel fundamental no campo e, muitas vezes, é ela que incentiva o homem a continuar na atividade agropecuária.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, os presidentes das federações de Agricultura do Amazonas, Muni Lourenço, e da Paraíba, Mário Borba, e o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, participaram da reunião.

As participantes do encontro também assistiram palestras da coordenadora de Comunicação Digital da CNA, Michele Vilarinho, e do coordenador do Departamento Sindical da CNA, Wilson Brandão.

Da redação, com CNA

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: