De Gilmar Mendes para Lasier Martins: “Senador especializado em Lei Maria da Penha”
Sem citar nominalmente Lasier Martins (PSD-RS), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes usou da ironia para se referir a um senador “especializado na Lei Maria da Penha”, o que arrancou risos do geralmente comedido decano do Supremo, Celso de Mello, informa o repórter Severino Motta, do BuzzFeed News.
“A nada elogiosa citação” – feita nessa quarta-feira (6) – “diz respeito a um inquérito que Lasier respondeu após sua ex-mulher acusá-lo de injúria e agressão. O caso, no entanto, foi arquivado no fim de 2017”, acrescenta Severino Motta.
Segundo o jornalista, a lembrança de Gilmar sobre o episódio se deu em meio ao julgamento em que o Supremo discute a lei do voto impresso. “Gilmar é contra a implantação do sistema no pleito de 2018, enquanto Lasier é favorável e fez um pronunciamento no Senado sobre o tema nessa terça (5).
Mas, assinala Severino Motta, foi outro tema no pronunciamento de ontem de Lasier que deve ter realmente irritado Gilmar Mendes. “Além de defender o voto impresso, Lasier também solicitou que o Congresso analise um pedido de impeachment contra o ministro do STF.”
No discurso, Lasier chamou Gilmar de “libertador geral de delinquentes”, numa referência aos habeas corpus concedidos a investigados da Lava Jato.
Da redação, com BuzzFeed News, Brasil