Eixão Agro é a atração deste domingo no Distrito Federal

eixao-agro-3-fotos-acervo-fape-1.jpg
Foto: Fape/Arquivo/Divulgação

A produção rural e o consumidor urbano do Distrito Federal têm encontro marcado neste domingo (10), entre 8h e 16h. É a segunda edição do Eixão Agro, iniciativa voltado à comercialização e ao consumo de alimentos saudáveis e de qualidade, à valorização da atividade agrícola no DF e Entorno e ao apoio à geração de emprego e renda no campo.

Uma das novidades do Eixão Agro deste ano é a tenda do café. Nela, as pessoas poderão conhecer todo o processo da cultura cafeira, desde o cultivo até a bebida pronta. No local, haverá um barista para fazer preparações especiais de café e oficinas com dicas sobre a bebida. Também serão distribuídas novamente mudas para os visitantes do evento, no Eixão Norte.

O Eixão Agro é promovido por meio de parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Conta ainda com o apoio do Sebrae-DF,  Sicoob e da Campo.

A expectativa do presidente do SENAR-DF, Fernando Ribeiro, é que esta edição repita o sucesso do ano passado, com a participação de mais de 15 mil visitantes e expressivo volume de vendas. “Nosso objetivo principal é apresentar à população de Brasília o que é produzido e comercializado no DF e Entorno pelos produtores filiados ao Sistema FAPE/SENAR-DF e sindicatos, além de estimular a economia local e a agricultura familiar. Queremos criar um contato direto entre produtores e consumidor final e mostrar a força do agronegócio para a população urbana.”

Durante a exposição, o SENAR-DF apresentará o sistema hidropônico e semi-hidropônico para a produção de hortaliças e também o sistema de fossa biodigestora. Instrutores da entidade realizarão oficinas gratuitas sobre essas tecnologias do campo.

A segunda edição reúne cerca de 50 expositores, que estarão organizados em grupos no Eixão Norte, na altura das quadras 208/209, para mostra e comercializar produtos, desde hortifrúti tradicionais e orgânicos a agroindustriais.

eixao-agro-4-fotos-acervo-fape

Agricultura no DF

Apesar de pequeno em extensão, o Distrito Federal tem uma produção agrícola de qualidade. No total, 70% do território do DF é composto por terras rurais. O setor agrícola emprega cerca de 30 mil pessoas, e o Valor Bruto da Produção (VBP) gira em torno de R$ 2,5 bilhões, segundo a FAPE-DF.

De acordo com Fernando Ribeiro, o DF se destaca pela produtividade de grãos e cereais, como soja e trigo, e de frutas, como o morango e, mais recentemente, a goiaba. “O agronegócio [do DF] é pujante e qualificado. Hoje, há uma convivência de crescimento mútuo do setor da agroindústria com a natureza”, destaca, acrescentando que o desenvolvimento sustentável é viável.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: