Eixão Agro, o novo olhar urbano sobre o mundo rural do DF

eixao agro 00 eliane santos.jpg
Fotos: Eliane Santos/AGROemDIA

Os produtores rurais e os consumidores urbanos tiveram mais um encontro no Distrito Federal. Foi neste domingo (10), durante o Eixão Agro, quando a produção orgânica, tradicional e agroindustrial ocupou os estantes montados na altura das quadras 208/209 Norte, no Plano Piloto, no centro de Brasília. Mais do que um espaço de comercialização agrícola, a feira é uma oportunidade para que as pessoas da cidade tenham um outro olhar sobre o campo.

Ao longo do dia, os visitantes puderam comprar direto dos produtores e de suas associações hortaliças, legumes, frutas, açúcar mascavo, café, geleias, licores, sucos, queijos, salames, temperos, mudas de plantas e farofa, entre outros produtos. Além de feira, o Eixão Agro é um espaço de convivência, com área para alimentação e lazer.

“Isso aqui é muito interessante, porque traz para perto da gente alimentos saudáveis e de qualidade”, comentou a aposentada Maria Ângela Oliveira, que saiu do Guará, com um casal de amigos, para ir ao Eixão Agro.

Maria Ângela passou por lá pouco depois do meio-dia e saiu levando na sacola café orgânico, queijos, salames e hortaliças. “Valeu muito a pena vir aqui”, enfatizou, acrescentando que sempre valoriza a produção local.

eixao agro glaucia
Glaucia Maciel, do queijo canastra à farofa artesanal

Satisfeita também estava Glaucia Maciel, da banca Rainha do Queijo Canastra. Moradora da Águas Claras, ela ressaltou que eventos como o Eixão Agro movimentam a economia do DF, gerando emprego e renda.

Depois de trabalhar por um longo período do setor hoteleiro, Glaucia apostou no comércio de produtos agroindustriais. “Hoje, essa é a minha fonte de renda. Estou participando de feiras há um ano.”

eixao agro cafe beijamim
Beijamin de Moura Neto, produtor de café orgânico

O produtor Beijamim de Moura Neto reforçou a importância da feira para estreitar o contato com os consumidores. “É uma oportunidade de trazermos para os clientes aquilo que produzimos.”

Dono da marca Grão Ouro Produtos Orgânicos, Benjamim produz café arábica orgânico em 1,7 hectare de sua propriedade de 2,5 hectares, no Incra 9. O café orgânico produzido por ele tem certificação pelo sistema participativo (Opac).

Nova percepção sobre o campo

“Eventos como este são importantes para integrar o campo e a cidade, porque permitem que a população urbana tenha outra percepção sobre a vida no campo e saiba como são produzidos os alimentos que consome”, disse o secretário de Agricultura do DF, Argileu Martins.

argileu
Argileu Martins, secretário de Agricultura do DF

“O Eixão Agro é um circuito curto de comercialização. Ou seja, proporciona que produtor venda diretamente ao consumidor por preços mais baixos, mas com margens melhores do que quando há outros elos da cadeia envolvidos”, acentuou Argileu Martins.

O secretário de Agricultura do DF apontou outra vantagem da relação direta do produtor com o consumir. “Nessas feiras, o produtor fica sabendo qual a demanda do cliente. Com isso, ele organiza a sua produção de forma a atender o que o mercado deseja.”

Produção orgânica

O presidente do Sindiorgânicos, Gilsérgio dos Santos Silva, afirmou que o Eixão Agro serve para mostrar que o DF tem capacidade de produzir coisas boas para alimentar sua população, mesmo num espaço pequeno, com a maioria das propriedades tendo, em média, até 10 hectares.

gilsergio sindiorganicos
Gilsérgio dos Santos Silva, presidente do Sindiorgânicos

De acordo com ele, a valorização da produção orgânica no DF é reflexo do bom nível educacional de sua população. “Além de se alimentar bem, Brasília é uma cidade na qual as pessoas também gostam de se exercitar. Tudo isso, contribui para uma melhor qualidade de vida.”

O Eixão Agro é promovido por meio de parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Conta ainda com o apoio do Sebrae-DF, Sicoob e da Campo.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: