Agropecuária

Campanha nacional de vacinação contra aftosa inicia dia 1º de maio

Foto: Gov. RO/Divulgação

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 começa no dia 1º de maio. Nessa fase deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades na maioria dos estados, conforme o calendário nacional de imunização. Ao todo, cerca de 170 milhões de animais devem ser imunizados.

Nessa etapa, 21 estados que realizam a imunização dos animais. No Amazonas e em Mato Grosso, a campanha ocorrerá apenas nos municípios que ainda não suspenderam a vacinação. No Espírito Santo, serão imunizados somente bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação. O produtor deve usar agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal. O ideal é que a vacina seja aplicada, preferencialmente, nos períodos mais frescas do dia, o que facilita a contenção adequada dos animais.

O produtor também deve declarar a vacinação ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração é feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente, nos postos indicados pelo serviço veterinário estadual e nos prazos estipulados.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reforça que devem ser adotadas medidas de prevenção à covid-19 para a garantia da manutenção dos compromissos com as zonas reconhecidas como livre de febre aftosa com vacinação perante a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Em caso de dúvidas, a orientação é procurar o órgão de defesa sanitária animal de seu estado.

Do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading