Curso capacita extensionistas da Emater-DF para apoiar agricultores familiares

 

Curso Mais Gestão DF - Foto Jerusia Arruda
Foto: Jerúsia Arruda/Anater/Divulgação

Extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) participam, até sexta-feira (22), do curso de formação para atuar no programa Mais Gestão. Resultado da parceria entre a Anater e a Emater-DF, o programa beneficiará 15 organizações sociais produtivas da agricultura familiar do DF e Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE).

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, explica que a meta do programa é qualificar técnicos, gestores e conselheiros rurais, além de empreendimentos sociais. “A proposta é fortalecer o processo de gestão das organizações de agricultores familiares do DF e apoiar o acesso aos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).” O curso começou na segunda-feira (18).

Para efetivação do programa serão investidos de R$ 2.171.560,00 e as ações serão realizadas até 2.020, abrangendo as áreas ambiental, de comercialização e marketing, finanças e custos, gestão de pessoas, gestão do quadro social, e produção e processos agroindustriais.

“O programa vai contribuir para a organização das associações e cooperativas, dotando-as de melhor competência e habilidade técnica e gerencial”, completa o presidente da Anater.

Técnico em Agropecuária da Emater-DF e coordenador do programa Mais Gestão no âmbito do Distrito Federal, José Gonçalves enfatiza que é grande a expectativa dos extensionistas na execução do programa.

“A parceria com a Anater caiu como uma luva nas pretensões da Emater, porque estamos realizando os programas ‘Empreender e Inovar’ e ‘Associar e Cooperar’ junto aos empreendimentos sociais, e as ações do programa Mais Gestão vão contribuir para fortalecer ainda mais esse trabalho. Queremos dar um salto qualitativo, e até quantitativo, porque, futuramente, queremos fazer a avaliação de outros empreendimentos que poderão integrar o programa”, ressalta o técnico da Emater-DF.

José Gonçalves destaca que o curso de formação está empreendendo discussões sobre temas importantes, ampliando o conhecimento e preparando melhor os extensionistas para execução das ações previstas no plano de trabalho. “Uma discussão importante é sobre políticas públicas, não só das compras governamentais, mas outras como, por exemplo, patrulha mecanizada e linhas de crédito específicas, voltados exclusivamente para empreendimentos sociais. Queremos usar essas fontes de recursos com participação efetiva das associações e cooperativas. A proposta é incentivar os empreendimentos a atuar no meio rural promovendo o desenvolvimento comunitário, sustentável e prolongado”, conclui.

Programa

O Mais Gestão é uma estratégia da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de ATER (Pnater), com metodologia composta por atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

A Anater é parceria da Sead para efetivar as ações do programa, cuja meta para este ano é atender 1.032 empreendimentos. Inicialmente, a Anater está firmando parceria com entidades públicas prestadoras de Ater – as Emateres. A próxima etapa será efetivada através de chamadas públicas, e as entidades credenciadas no Sistema de Gestão de Ater (SGA) da Anater poderão participar do processo. Para participar, os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, possuir DAP jurídica e um mínimo de 20 associados.

 

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: