Cepea: Alta do suíno vivo e recuo de insumos elevam poder de compra

suinos vivos embrapa
Foto: Nelson Morés/Embrapa

O poder de compra do suinocultor aumentou em junho na maior parte das praças acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A justificativa para esse cenário é o aumento dos preços do suíno vivo e o enfraquecimento das cotações de milho e farelo de soja, principais insumos utilizados na atividade.

Segundo pesquisadores do Cepea, o suíno vivo se valorizou devido à demanda mais aquecida, enquanto para o milho, o recuo dos preços está atrelado à retração de compradores, que estão à espera da entrada mais efetiva do milho da segunda safra.

Para o farelo de soja, informações do Cepea indicam que as recentes baixas nos preços externos do grão, devido ao conflito comercial entre a China e os Estados Unidos, e as indefinições do tabelamento mínimo do frete, têm resultado em queda nos preços domésticos do derivado.

Da redação, com Cepea,

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: