Produtos lácteos brasileiros buscam mercado na África

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Foto: Mapa/Divulgação

Pela primeira vez, uma missão comercial de prospecção brasileira está nas cidades de Johannesburgo (África do Sul), Gaborone (Botsuana) e Windohoek (Namíbia) com objetivo de promover produtos do agronegócio com foco, principalmente, em lácteos (leite em pó, queijos, iogurtes, requeijão) para ampliar as exportações.

Formada por representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), de cooperativas agropecuárias do Mercosul e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a delegação participa de reuniões com órgãos de governo e de rodada de negócios com associações e empresas importadoras. A missão se encerra neste domingo (1º de julho).

Segundo o secretário de Mobilidade Social, Produtor Rural e Coooperativismo do Mapa, José Doria, a missão visa a ampliar exportações, aproveitando acordo de comércio entre os dois blocos, e traçar estratégias para ação conjunta na região.

O Acordo Mercosul – Sacu (União Aduaneira formada pela África do Sul, Namíbia, Botsuana, Lesoto e Suazilândia) assegura preferências tarifárias a produtos brasileiros, possibilitando acesso a um mercado de cerca de 65 milhões de consumidores.

A delegação brasileira participou na última segunda-feira (25) da Feira Africa’s Big 7/ Saitex, em Joanesburgo. Com participação de 36 países, a feira comercial de alimentos e bebidas reuniu fornecedores e compradores de vários segmentos de atividades de todo o continente africano.

Os principais produtos agrícolas exportados pelo Brasil para a região são soja, milho, sorgo, arroz, carnes de aves, fumo não faturado, açúcar, entre outros.

Da redação, com Mapa

 

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