Sicredi Fronteiras apoia agricultor do PR a investir na produção de tomate em estufa

 

1sicredi_fronteiras_06_07_2018_718_478_90
Foto: Sicredi Fronteiras/Divulgação

O agricultor Evandro Moresco, associado da agência Sicredi do município de Barracão, no sudoeste do Paraná, deu um grande passo em sua vida, quando decidiu procurar o Sicredi para investir em uma ideia: produzir tomate em estufa.

Nada tão simples e tão sublime como produzir alimentos saudáveis para demanda de consumo que cresce a cada dia. Com uma pequena propriedade localizada na linha Palmeirinha, o agricultor buscou otimizar sua produção.

“Comecei produzindo tomate de maneira mais rústica, com estaleiros de bambu. Aos poucos, percebendo os problemas climáticos e as vendas melhorando nos mercados e restaurante, percebi uma demanda crescente por produtos saudáveis, já que a maioria do tomate vinha de fora, chegando até nossa região com qualidade já comprometida. Foi aí que pensei em produzir tomate em estufa, inicialmente, com instalações simples”, explicou.

Investimento

O negócio cresceu e o agricultor conversou com a família para investir mais alto, em estufas melhores, com estrutura de aço galvanizado e em um furgão para entregar a produção. “Procuramos a nossa cooperativa Sicredi, que nos apoiou neste sonho e viabilizou recursos, através do Programa Mais Alimentos. Com isto, dobramos nossa produção e hoje estamos entregando tomate saudável, de alta qualidade e com preço baixo, em vários municípios da região”.

Através do Sicredi, Evandro investiu R$ 74.200 na construção de duas estufas, com estrutura metálica de 50 metros de comprimento, por 14 metros de largura, cada uma, mantadas com material apropriado.  O agricultor terá 10 anos para pagar o recurso, com taxa 2,5% ao ano.

Evandro Moresco ressaltou que até o final do ano fará a instalação de mais duas estufas, garantindo produção para atender toda sua clientela.

“Nosso mercado é composto, em sua grande maioria, por clientes fixos, distribuídos nos municípios da região: Barracão, Dionísio Cerqueira, Bom Jesus do Sul, Santo Antonio do Sudoeste, entre outros. O Sicredi é uma cooperativa completa, que nos atende em todas as nossas necessidades financeiras. Graças ao Sicredi, estamos crescendo cada vez mais”, complementou o agricultor.

Gratificante

O gerente da agência Sicredi de Barracão, Giliarti Wollmann, enfatizou que é gratificante para a cooperativa ser apoiadora dos sonhos do associado. “Ouvindo o Evandro comentar, eu, como gerente da agência, me sinto feliz em saber que o associado está investindo na sua propriedade, conseguindo se manter no campo e ainda gerando emprego e renda. Esse é propósito do cooperativismo.”

Giliarti afirmou que o Sicredi está viabilizado inúmeros projetos que ampliam a produção na agricultura, projetos de sustentabilidade energética, bem como linhas de crédito para expansão de negócios.

O gerente de agronegócio, Joatan dos Santos Moraes acrescentou que é salutar participar de uma instituição que acredita no produtor rural e no potencial de seu povo. “O agricultor Evandro é um grande exemplo do potencial da nossa nação, de trabalhar, se desenvolver e melhorar a nossa sociedade”, concluiu Joatan.

Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio.

Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Da redação, com Sicredi Fronteiras PR/SP

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: