Pará reforça movimento pela estruturação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas

encontro tas pa
João Conceição (em pé), presidente do Sintag-PA – Fotos: Sintag/Divulgação

Os técnicos agrícolas paraenses vão reforçar ainda mais a mobilização para estruturar os seus conselhos federal e regional, criados em março deste ano por lei federal. A decisão foi aprovada durante o IV Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas, realizado nesse sábado (14), no campus do Instituto Federal do Pará, no município de Castanhal.

Durante o evento, promovido pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas do PA (Sintag-PA) e Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Pará (AETA-PA), também foi anunciada parceria com o Sistema FAEPA (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará) voltada a ações de recapacitação da categoria no estado.

A criações dos conselhos foi tema de palestras do presidente do Sintag-PA, João Conceição, e do presidente da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata), Mário Limberg. Em explanação feita por celular, Limberg lembrou que a criação dos conselhos é resultado de uma luta de quase 30 anos e enfatizou a necessidade de a categoria participar da estruturação desses órgãos.

Em sua manifestação, Conceição também ressaltou a importância da mobilização da categoria e reforçou as críticas que vem sendo feitas, por mais de 20 sindicatos e associações estaduais, ao modo como a Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL) está conduzindo a formalização do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e seus respectivos conselhos regional.

encontro tas para 1
Raimundo Nascimento (em pé), diretor do Conselho Político da Fenata

O Sintag e a AETA anunciaram, no encontro, parceria com a Emater-PA e o CREA para regularizar a situação dos técnicos agrícolas em atraso com suas anuidades. Segundo Conceição, 90% dos recursos arrecadados com a regularização dos profissionais serão destinados para os conselhos federal e estadual dos técnicos agrícolas.

Parceria com o Sistema FAEPA

Outro palestrante do evento foi o presidente do Sistema FAEPA, Carlos Fernandes Xavier. Ele fez exposição sobre o tema A importância do Técnico Agrícola para o desenvolvimento agropecuário no Estado do Pará.

No encontro, o Sintag, a AETA e FAEPA divulgaram a formalização de cooperação para incluir os técnicos agrícolas paraenses no programa AteG (Assistência Técnica e Gerencial), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A parceria prevê ainda a realização de cursos de requalificação profissional da categoria.

encontro tas para 2

O IV Encontro dos Técnicos Agrícolas do Pará também contou com a participação do presidente da AETA, Antônio Raifson; do diretor do Conselho Político da Fenata Raimundo Nascimento; do diretor técnico da Emater-PA, Rosival Possidônio; e de José Ferreira Nobre Júnior, representante dos técnicos agrícolas da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

A atração cultural do encontro foi a apresentação do grupo folclórico do Pará, com a dança do Carimbó.

encontro tas para 4 carimbo

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: