Embrapa lança combustível produzido a partir dos dejetos suínos

biogasfort embrapa
Veículo movido a biogás atenderá unidade da Embrapa em SC – Embrapa/Divulgação

O BiogásFort, processo tecnológico de obtenção e purificação do biogás e uso do biometano, foi lançado pela Embrapa Aves e Suínos (Concórdia/SC) como parte das comemorações dos seus 43 anos. Com a nova unidade de produção será possível aproveitar o biogás gerado a partir dos dejetos suínos das granjas como combustível veicular. O BiogásFort fornecerá combustível para o veículo que atende as demandas externas da Embrapa Suínos e Aves na cidade. A tecnologia é semelhante à usada em veículos movidos a GNV. 

A Unidade de Produção de Biometano da Embrapa Suínos e Aves é a primeira em Santa Catarina e uma das primeiras no Brasil nesta escala. A produção é feita a partir dos dejetos suínos gerados nas granjas da Unidade e passam pela Estação de Tratamento de Dejetos Suínos – ETDS. O diferencial também está no biofiltro, que faz o processo de purificação.

Segundo o pesquisador Airton Kunz, chefe de pesquisa e desenvolvimento, o biometano apresenta a vantagem de ser um combustível gerado a partir de fonte renovável, substituindo a fonte fóssil. “O Brasil assumiu metas de redução do uso de fontes fósseis. E apresentar alternativas para isso é um dos compromissos da Embrapa”, afirmou. Ainda de acordo com ele, a não emissão de metano diretamente ao ambiente reduz o efeito estufa.

O processo segue regulamentações como a ANP 8, de 06.03.2007, e atende diversos compromissos com a produção de energia a partir de fontes renováveis. Um desses compromissos está vinculado ao Objetivo de Desenvolvimento Estratégico – ODS 7 – Energia Limpa e Acessível.

O BiogásFort – Unidade de Produção de Biometano da Embrapa Suínos e Aves tem o apoio financeiro da Eletrosul e parceria da Janus & Perguer e Kemia.

Da Embrapa Suínos e Aves

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Embrapa lança combustível produzido a partir dos dejetos suínos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: