Integração lavoura-pecuária-floresta eleva produtividade pecuária, diz economista do Cepea

gado ilpf 17 7 18
Foto: Gisele Rosso

 A produtividade da pecuária brasileira experimentou expressivo crescimento nos últimos anos graças à integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Levantamentos recentes indicam que o sistema de produção ILPF alcança até 28 arrobas por hectare, enquanto a produtividade média da pecuária convencional chega a 8 arrobas por ha.

Os dados foram analisados por Thiago Bernardino de Carvalho, economista agroindustrial do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), durante a palestra Agronegócio Brasileiro: Desafios e Oportunidades, na Campo Grande Expo, que ocorre até sexta-feira (20), na capital de MS.

“Para atingir esse patamar de elevada produtividade o produtor necessita alterar toda a gestão do seu negócio, porque nesse sistema [ILPF] tudo é diferente, desde a parte financeira até o processo de capacitação dos profissionais, passando pela forma de correção do solo”, explicou o palestrante.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: