Cotações de cebola recuam com força na Bahia

colheita cebola embrapa 23 7 marcelino ribeiro
Foto: Marcelino Ribeiro/Embrapa

As cotações da cebola recuaram significativamente nos últimos dias no Nordeste, refletindo a oferta elevada em todo o território nacional. Nas roças de Irecê (BA), porém, o volume continua baixo e, diante de preços pouco remuneradores, alguns produtores optaram por estocar os bulbos, com o objetivo de negociá-los a preços maiores futuramente.

Segundo colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, até o momento, o armazenamento tem sido possível devido ao maior tempo de prateleira da cebola em relação a outros produtos. Porém, a cultivar semeada na região não é tão resistente, o que pode levar a perdas.

Entre 16 e 20 de julho, a média das cotações na praça baiana foi de R$ 0,41/kg, queda de 27,1% em relação à da semana anterior. No Vale do São Francisco, os bulbos têm sido comercializados a valores ainda menores, uma vez que o volume está elevado e o custo de produção é menor na região.

Do Cepea/Hortifruti  

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: