Doença do ator José Mayer não tem cura

José Mayer youtube
Youtube/Reprodução

O ator global José Mayer, 68 anos, sofre de granulomatose com poliangiite (GPA), doença relativamente rara que inflama os vasos sanguíneos e reduz o fluxo sanguíneo para órgãos e tecidos, causando danos. No domingo (29), ele recebeu alta, depois de passar 30 dias internado no Rio de Janeiro para fazer um tratamento contra a GPA, também conhecida como granulomatose de Wegener.

 Segundo o site VivaBem, a doença geralmente acomete pessoas com mais de 50 anos, embora possa se manifestar em jovens. “Sua gravidade é alta, mas a taxa de mortalidade atual é mais baixa do que os dados mostram”, disse ao site o  reumatologista do Hcor e chefe da disciplina de reumatologia da Santa Casa de São Paulo, Dawton  Torigoe.

Os números sobre a doença são antigos, conforme Torigoe. “No passado, ela matava todo mundo. Em dois anos, a sobrevida era de 20%. No entanto, hoje, com o diagnóstico precoce, a grande maioria que segue o tratamento sobrevive e leva uma vida normal.”

De acordo com o VivaBem, a GPA faz parte do grupo de doenças chamadas vasculites, ou seja, que inflamam os vasos sanguíneos e reduzem o fluxo sanguíneo para órgãos e tecidos, causando danos.

Nesta doença autoimune, acrescenta o site, a parede dos vasos é agredida pelo próprio sistema imunológico do corpo, provocando inflamação de artérias e vasos, principalmente no rim e no pulmão. Por esse motivo, os sintomas costumam ser insuficiência renal e hemorragia pulmonar (tosse com sangramento).

No entanto, conforme o VivaBem, neuropatias, como dormência e formigamentos também são relatados, assim como manifestações na pele, como manchas, e problemas nas vias aéreas superiores, gerando descargas nasais parecidas com as da sinusite, problemas na glote, dificultando a respiração, e erosão da cartilagem do nariz, deformando-o.

Doença autoimune, a GPA não tem cura, mas tem tratamento, feita com medicamentos corticoesteroides, como a cortisona e a imunossupressores. A GPA não uma causa determinada, ressalta o VivaBem, mas, assim como toda doença autoimune, existe um componente genético.

Leia mais aqui.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: