Câmara: Encontro debate desenvolvimento da agricultura sintrópica no Brasil

sistemas agroflorestais
Foto: Embrapa/Arquivo

A comissão que estuda a Política Nacional Redução Agrotóxicos (PL 6670/16) discute nestas quarta-feira (8) os princípios da agricultura sintrópica e o desenvolvimento de sistemas agroflorestais agroecológicos. A audiência foi proposta pelos deputados do PT Pedro Uczai (SC) e Nilto Tatto (SP).

Sistemas agroflorestais são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizadas para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. “A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida”, afirma Uczai.

O parlamentar acrescenta que, além de contribuir para a conservação do meio ambiente, os sistemas agroflorestais despertam o interesse dos agricultores, pois permitem oferecer produtos agrícolas e florestais, incrementando a geração de renda das comunidades agrícolas.

O criador do conjunto de princípios e técnicas que compõem a agricultura sintrópica, Ernst Gotsch, é um dos convidados para debater o assunto com os deputados.

Além de Gotsch, foram convidados para participar da audiência, entre outros, o agrônomo e especialista em sistemas agroflorestais para agricultura familiar Maurício Rigon Hoffmann Moura; o pesquisador da Embrapa Márcio Armando; ee o coordenador do World Agroforestry Center (ICRAF), Andrew Miccolis.

O debate será realizado a partir das 14h30, no plenário 1.

Da Agência Câmara Notícias

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: