Projeto piloto da Anater beneficia agricultores familiares de Goiás

Curso de Formação Emater Goias
Foto: Anater/Divulgação

O Projeto Piloto da Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater) está possibilitando o fortalecimento da assistência técnica para centenas de agricultores familiares de Goiás.

Realizado em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO), o projeto integra 500 famílias de agricultores de 42 municípios goianos, com assessoramento técnico programado e continuado, agregando o conhecimento à proatividade da comunidade rural, promovendo o aumento de renda e da qualidade de vida do agricultor e sua família.

Para realização do projeto, o investimento é de R$ 2.667.005,40, recursos do Governo Federal, repassados à Anater através da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e contrapartida da Emater-GO.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, explica que a Anater já está presente em 21 unidades da Federação, ampliando o acesso a um serviço técnico orientado e qualificado, cumprindo o papel para o qual foi criada. “A sociedade em geral avança na busca pelo desenvolvimento sustentável e ao acesso ao conhecimento e às inovações tecnológicas, e a proposta da Anater é justamente atender essa demanda, em conformidade com a Política Nacional de Extensão Rural (Pnater), cujos desafios apontam para o resgate e inclusão de importantes segmentos da sociedade brasileira que vivem no meio rural. A parceria com a Emater-GO tem a proposta de fortalecer as ações da Rede de Inovação Rural no estado, contribuindo para estimular o protagonismo dos agricultores familiares e de suas organizações econômicas”.

O presidente ressalta que as famílias beneficiadas receberão acompanhamento técnico até 2020. Para executar as ações, extensionistas da Emater-GO já passaram por cursos de formação, se qualificando para levar ao campo a proposta da Anater, que possui um viés no desenvolvimento comunitário sustentável, visando gerar conhecimento dentro da própria comunidade.

Rede de inovação rural

Pedro Arraes, presidente da Emater-GO, destaca que a parceria com a Anater foi balizada na metodologia da Rede de Inovação Rural, que empresa vem tentando implantar no estado. “A parceria com a Anater possibilitou o aumento do número de famílias atendidas dentro dessa metodologia, ampliando nossa capacidade de atuação”, completa.

Segundo Pedro Arraes, a Rede de Inovação Rural é um processo de extensão com assistência contínua, qualificada e em rede. “Por meio da contratação de técnicos, especialmente de nível médio, levamos atendimento para as famílias selecionadas. Normalmente, cada técnico assiste entre 15 e 20 famílias. É feito o diagnóstico e se preconiza certa emancipação das famílias para que, depois de três anos de fomento, elas possam, juntas, pagar pelo serviço desses técnicos, que continuam a ser vinculados tecnicamente à Emater. A Agência continua promovendo capacitações, transferindo e desenvolvendo tecnologia, mantendo esse técnico informado. Assim, temos condição de criar um efeito multiplicador para atender uma parcela ainda maior entre os 90 mil produtores rurais que têm carência de assistência técnica no estado”, explica.

O Projeto Piloto da Anater integra agricultores familiares de 46 comunidades rurais. “Essas comunidades estão distribuídas nas 12 Regiões Administrativas da EMATER, onde estão sendo desenvolvidas as atividades de ATER, através da Rede de Inovação Rural, e cada região trabalha com as atividades mais relevantes para o seu território.  É uma atuação articulada, sustentada por um Plano de Gestão da Propriedade, construído e aprovado pelos atores envolvidos, com capacitação permanente, de forma a contribuir na formação de competências e mudanças de atitudes”, enfatiza Arraes.

Da Anater

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: