Ministra sinaliza com securitização para lavoura de arroz, diz deputado gaúcho

arroz lavoura produtor irga rs
Situação dos produtores de arroz é uma das mais graves do agro, segundo o deputado federal Jerônimo Goergen – Irga/RS

O deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) confirmou, nesta segunda-feira (24), que o Ministério da Agricultura deve apresentar um plano de emergência econômica para a lavoura arrozeira. Em contato com a ministra Tereza Cristina, o parlamentar garantiu que o governo estuda medidas especiais de apoio à orizicultura, aos moldes de uma securitização.

“O agronegócio como um todo passa por sérias dificuldades. Mas os orizicultores chegaram num ponto crítico, onde a insolvência vai provocar o abandono da atividade e o desabastecimento do mercado interno”, alertou Jerônimo.

O setor passa por um longo período de crise, com perdas climáticas, aumento dos custos de produção e endividamento crônico dos produtores. No ano passado, o deputado Jerônimo Goergen coordenou os trabalhos da Comissão Externa do Endividamento Agrícola (Cexagric), que resultou num amplo diagnóstico dos problemas enfrentados pelo setor produtivo e apontou soluções para a perda de renda no campo.

Os orizicultores chegaram num ponto crítico, onde a insolvência vai provocar o abandono da atividade e o desabastecimento do mercado interno” – Jerônimo Goergen, deputado federal

Endividamento e securitização dos anos 90

No começo da década de 90, os produtores rurais também experimentaram um nível crônico de endividamento e ficaram impossibilitados de pagar seus financiamentos aos bancos, especialmente o Banco do Brasil. Após um longo processo de negociações, foi aprovada a Lei nº 9.138, de 1995, que deu início à denominada securitização das dívidas. A medida foi essencial para o banco reverter os prejuízos causados pela ampla inadimplência do setor.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: