MT: Aprosoja participa de inauguração da UTI pediátrica de Hospital do Câncer

aprosoja mt hospital cancer
Foto: Divulgação/Aprosoja

Foi inaugurada nesta terça-feira (21) a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan-MT). A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) foi parceira para equipar a UTI, por meio de uma campanha de arrecadação iniciada em 2017 e concluída em janeiro deste ano.

Junto aos produtores rurais de todo o estado, a Aprosoja repassou à instituição hospitalar um total de R$ 750 mil. Com o valor, foram adquiridos os equipamentos da UTI. No total, são 10 leitos, sendo dois deles de isolamento, equipados para atender pacientes de zero a 14 anos.

“A parceria com a Aprosoja vem desde 2012 e, hoje, ela traz um novo capítulo para os pacientes. A UTI é significativa para sociedade e contribui para que o Hospital de Câncer cumpra sua missão maior”, afirma o presidente do HCan, Laudemi Nogueira.

Conforme a coordenadora da pediatria do Hospital de Câncer, Suely Araújo, o espaço inaugurado hoje é uma necessidade. “Com a nova ala, iremos aumentar a segurança e diminuir as chances de complicação em casos graves, já que não serão necessárias transferências dos pacientes infantis de alta complexidade. A UTI é uma grande conquista”, disse.

Presidente da Aprosoja, Antonio Galvan ressaltou a importância da UTI e também da união com o HCan. “Sabemos que a UTI era uma necessidade de Mato Grosso e também sabemos que muitos pacientes não teriam acesso ao tratamento caso o Hospital não existisse, por não terem condições financeiras suficientes. Ficamos felizes de saber que estes leitos foram equipados graças à contribuição de nossos associados”.

Mãe da paciente Rafaela Perondi Martinazzo, de 6 anos, a auxiliar de documentação Márcia Perondi afirma que a UTI significa esperança. “Quando nós descobrimos a doença da Rafaela, ela precisou de UTI e no Estado não tinha leito disponível. É uma situação desesperadora saber que precisamos e não temos. Obviamente, nós esperamos que ninguém necessite, mas, se preciso for, estará disponível aqui. Agradeço muito por quem está colaborando, apoiando e participando deste projeto”, afirma. Rafaela teve leucemia e, felizmente, já está na reta final do tratamento.

Números

Em 2017, o Hospital de Câncer de Mato Grosso realizou 95.500 atendimentos, além de realizar um trabalho preventivo itinerante, que fez 36.812 atendimentos, em 89 municípios e/ou distritos. O Hospital é classificado como porte “A” entre os Centros de Alta Complexidade em Oncologia do país.

 

Vale ressaltar que, apesar do hospital ser especializado em tratamentos oncológicos, outros pacientes também poderão ser atendidos, quando for necessário o cuidado intensivo, de acordo com a diretoria da instituição.

Agrosolidário

A doação realizada pela Aprosoja neste ano foi realizada por meio do programa de responsabilidade social da Aprosoja, o Agrosolidário. São três principais frentes de atuação: distribuição de alimento à base de soja para crianças, idosos e enfermos; orientação nutricional para mães de baixa renda; e ajuda financeira para iniciativas culturais que dão oportunidades às crianças carentes.

O Agrosolidário atua em parceria com creches, asilos, hospitais, entidades filantrópicas, APAE, entre outros.  Atualmente são 74 instituições beneficiadas que estão distribuídas em mais de 30 cidades mato-grossenses.

Da Aprosoja-MT

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: