Palestras destacam atuação de técnicos agrícolas no mercado de trabalho

Encontros Agptea - Crédito Agptea Divulgação
Foto: Agptea/Divulgação

As novas visões de empreendedorismo, com enfoque voltado ao perfil profissional, vêm sendo destacadas nas palestras realizadas em escolas pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea). Segundo o presidente da entidade, Fritz Roloff, a proposta que tem o objetivo apresentar alguns avanços, principalmente na forma como será avaliada a qualidade do aluno que está sendo formado.

Roloff resssalta que a ideia é criar uma ferramenta para que as escolas se enxerguem dentro do processo e possam ver se o seu aluno está dentro daquilo que a demanda do mundo do trabalho exige ou se está muito aquém ou avançado. “Me parece que o Estado não está fazendo isso, não está preocupado em ver até que ponto o nosso técnico realmente é competitivo dentro do mundo do trabalho ou não. Então, a associação, vendo esse problema, está levando uma proposta diretamente às escolas para saber quem quer se envolver nesta nova caminhada”, enfatiza.

Nos dias 15 e 16 deste mês foram realizadas várias visitas, como as que ocorreram no Colégio Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado, em Bagé (RS), e na Escola Técnica Estadual Dom Pedrito (RS), com palestras e reuniões entre alunos, professores e funcionários.

Neste segundo semestre, ainda no mês de agosto e em setembro, a Agptea participará de mostras de educação profissional promovidas pelo estado do Rio Grande do Sul. A associação tem um papel importante nesse contexto por ser avaliadora do processo, uma vez que a presidência da entidade ocupa uma cadeira no Conselho da Superintendência da Educação Profissional.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta