MA: Reunião em Balsas debate estruturação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas

sintag ma
Wennder, presidente do Sintag-MA: momento é de mobilização da categoria – Foto: Sintag-MA

Um dos principais polos de produção rural da região do Matopiba (MA, TO, PI e BA), o município de Balsas foi escolhido para mais uma mobilização dos técnicos agrícolas do Maranhão pela implantação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e o cumprimento do piso nacional da categoria, de R$ 2,5 mil. Os dois temas foram debatidos durante reunião promovida na cidade do sul maranhense pelo Sintag-MA (Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Maranhão) no último sábado (8).

A exemplo do que vem ocorrendo há meses em outras partes do país, os técnicos agrícolas do Maranhão também intensificaram as articulações para estruturação do conselho federal da categoria, criado por lei federal em março deste ano. O processo eleitoral para escolha da primeira diretoria da entidade deve começar em breve, conforme estabelece o decreto regulamentador da lei.

O presidente do Sintag-MA, Wennder de Sousa, destaca que o envolvimento da categoria é fundamental para o fortalecimento do processo de estruturação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e seus respectivos conselhos regionais. Segundo Wennder, este é um momento em que os técnicos agrícolas precisam intensificar os debates sobre o futuro da profissão e sua valorização no mercado de trabalho.

Outra preocupação da categoria no Maranhão é o cumprimento do piso nacional dos técnicos agrícolas pelos empregadores. De acordo com Wennder, a fiscalização do piso de R$ 2,5 mil começa pela própria categoria, que deve se empenhar para que ele seja respeitado como forma de valorização da profissão de técnico agrícola.

O secretário municipal de Agricultura de Balsas, Jean Borges da Fonseca, participou da reunião dos técnicos agrícolas.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta