MT: Aprosoja começa coleta para pesquisa da qualidade de sementes de soja

soja sementes pesquisa
Sementes da oleaginosa coletadas serão analisadas em laboratório – Foto: Aprosoja/Divulgação

Os classificadores de grãos contratados pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) já estão em campo para coletar sementes de soja para a safra 2018/2019. A iniciativa faz parte do projeto da associação chamado Semente Forte.

No total, são seis profissionais homologados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que fazem a coleta em todas as regiões produtoras do estado. Para ter validade e respaldo jurídico, caso necessário, as sementes devem ser recolhidas pelos profissionais no máximo em 10 dias, contados da chegada na fazenda, e seguir os parâmetros estabelecidos na legislação para acondicionamento de sementes, na propriedade.

Após a coleta, que deve seguir o padrão do Mapa, o material é remetido para o laboratório. A Aprosoja espera obter 500 amostras de sementes.

O objetivo do projeto é verificar, por meio de análise laboratorial, não apenas a qualidade intrínseca da semente, mas principalmente como elas têm chegado até às propriedades rurais. “Nossa meta é entender se existem perdas durante o transporte da sementeira até o armazém do produtor ou em qual momento elas podem estar perdendo qualidade”, explica o gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Daniel Pasculli.

Com a pesquisa concluída e de posse dos resultados, a ideia é elaborar material de orientação aos produtores rurais. “Outro objetivo é orientar sobre armazenamento de semente na fazenda e como fazer para que sejam minimizadas as perdas, que refletem em produtividade e em economia”, completa Pasculli.

Mais informações

Os produtores rurais que tenham interesse em ter as sementes avaliadas devem entrar em contato com o setor de Defesa Agrícola da Aprosoja, por meio do telefone 65 3642-4215 ou e-mail defesa.agricola@aprosoja.com.br.

Da Aprosoja

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta