MG: Programa de segurança rural chega a 298,5 mil propriedades

pm patrulha rural capebe mg
PM de MG apoio apoia programa de segurança na zona rural – Foto: Faceook/Capebe

Apesar de ter os melhores índices da economia brasileira – 21,6% do PIB, 32,3% de empregos vinculados e 36% das exportações, em 2017-, o setor agropecuário é constantemente ameaçado pela insegurança e pela violência no campo. Por isso, se torna cada vez mais necessária a implementação de políticas e alternativas para o enfrentamento dos crimes que atingem produtores, familiares e trabalhadores rurais. Em Minas Gerais, o combate à criminalidade na zona rural ganhou o reforço do programa de segurança Rede de Fazendas Protegidas, desenvolvido pela empresa de georeferenciamento Earth Brasil. O programa já tem 298,5 mil propriedades cadastradas em 234 municípios no estado, pioneiro na implantação do projeto, viabilizado em parceria com a PM, sindicatos rurais e prefeituras.

Segundo o diretor da Earth Brasil, Plinio Pereira, a previsão é de que até o fim deste ano 50% de toda a área rural de Minas Gerais esteja mapeada e integrada ao programa, que tem logrado êxito em levar mais segurança à zona rural. “Dados oficiais da PM comprovam a redução de até 60% da criminalidade em determinadas localidades onde o programa foi implementado, chegando a até 100% em alguns municípios”, informou.

plinio programa seguranca mg
Plínio Pereira destaca parceria com PM, sindicatos rurais e prefeituras – Foto: Arquivo

Segurança na prática

A operacionalidade da Rede de Fazendas Protegidas (www.earthbrasil.com.br) funciona da seguinte forma: para cada produtor rural do município integrado ao programa é disponibilizado um número código de sua propriedade. Esse número passa a ser o endereço do imóvel rural e é nele que estão localizadas as coordenadas geográficas da sede da propriedade. Isso proporciona o atendimento por parte da Polícia Militar e/ou Samu, ambulância, bombeiros, em menor tempo devido à utilização de navegação em sistema de GPS para a localização.

Ao produtor cadastrado é disponibilizado ainda a utilização do APP Earth Brasil, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store do celular e que oferece Botão de Pânico para situações de emergência: pedido de socorro médico ou crime. Quando a pessoa aperta o botão no aplicativo do celular, a Polícia Militar e/ou o Samu são acionados recebendo instantaneamente a localização precisa do chamado.

Para o idealizador do programa, o benefício do programa vai muito além da segurança física e patrimonial das famílias do campo. “Sem segurança, há uma tendência à migração, especialmente, do pequeno produtor para as cidades. Sabemos que cerca de 70% do que se consume no Brasil vem das pequenas propriedades. Desse modo, vemos o Programa como um aliado não só da segurança física e patrimonial do produtor rural, mas também da segurança alimentar no Brasil”, informa Plínio Pereira.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: