Safra de café deste ano deve ser a maior da história do Brasil

cafeembrapa18
Avanço tecnológico impulsiona aumento da produtividade – Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

A safra de café de 2018 deve ser a maior da história do Brasil, segundo o 3º levantamento da produção cafeeira, divulgado nesta terça-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ao todo, deverão ser colhidas 59,9 milhões de sacas beneficiadas de 60 quilos, o que representa um crescimento de 33,2% em relação à temporada passada, que alcançou 45 milhões de sacas.

Do total estimada, 45,9 milhões de sacas são do café arábica, que teve um aumento de 34,1%. Já o café conilon, com menor volume, deverá alcançar 14 milhões de sacas, o que representa aumento de 30,3%.

De acordo com o levantamento, a bienalidade positiva (ano de safra maior) e as boas condições climáticas são as principais responsáveis pelos bons resultados. Soma-se a isto, segundo a Conab, o avanço da tecnologia neste setor cafeeiro, sobretudo em relação à produtividade.

O período mais recente de alta bienalidade ocorreu em 2016, quando o Brasil teve uma produção de 51,4 milhões de sacas, considerada, até então, a maior safra do grão no país, superada agora por este recorde deste ano.

Minas Gerais

Minas Gerais continua como o maior estado produtor, com 31,9 milhões de sacas, sendo 31,6 milhões do arábica e 218,3 mil sacas do conilon. No Espírito Santo, a produção chegou a 13,5 milhões de sacas, com 8,8 milhões para conilon e 4,7 milhões para arábica. Em São Paulo, a produção é exclusivamente de café arábica e a quantidade chegou a 6,2 milhões de sacas. A Bahia teve uma produção de 2,9 milhões do conilon e 1,9 milhão do arábica.

Outro estado que apresentou bons resultados foi Rondônia, com uma produção de 1,9 milhão de sacas, devido ao maior investimento na cultura, com a produtividade aumentando significativamente nos últimos seis anos, passando de 10,8 sacas por hectare em 2012 para 30,9 sacas na safra atual.

A área total engloba os cafezais em formação e em produção em todo o país e deve alcançar 2,16 milhões de hectares, sendo 294,4 mil para o café em formação e 1,86 milhão de hectares para o que está em produção.

Clique aqui para ver o estudo completo.

Da redação, com a Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: