Diminuição no ritmo da colheita eleva cotações da mandioca

Foto: Embrapa

Apesar das chuvas pontuais em parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, o clima seco prevaleceu, dificultando os trabalhos no campo, em especial a colheita da mandioca.

Outros fatores também foram determinantes para a menor oferta, como a baixa disponibilidade de lavouras de 2º ciclo em parte das regiões e a retração de uma parcela dos mandiocultores, por conta da menor rentabilidade.

Ao mesmo tempo, observou-se ligeira retomada da demanda por matéria-prima, com parte da indústria de fécula com maior interesse pela formação de estoques.

Do lado das farinheiras, o objetivo é aumentar a produção, por conta do aumento na procura em vários mercados consumidores.

Este cenário interrompeu o movimento baixista que vinha ocorrendo desde a primeira quinzena de março, e, em parte das regiões, os preços subiram.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta