Novo presidente da Embrapa é o pesquisador Sebastião Barbosa

sebastião barbosa-youtube.jpg19
Sebastião terá indicação analisada pela Casa Civil – Foto: Reprodução/Youtube

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem novo presidente. O Conselho de Administração da estatal indicou Sebastião Barbosa, pesquisador de carreira aposentado e engenheiro agrônomo, para ocupar o cargo, segundo o jornal Valor Econômico. A escolha deverá ser submetida à análise da Casa Civil para que Barbosa possa ter sua nomeação publicada até o dia 10 de outubro.

Barbosa substituirá Maurício Lopes. O pesquisador aposentado foi chefe-geral da Embrapa Algodão em Campina Grande (PB). Também representou a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) em eventos internacionais.

Além de Barbosa, que se aposentou neste ano, disputavam o cargo o pesquisador Cléber Soares, ex-chefe da unidade Gado de Corte em Campo Grande (MS) e atual diretor da Embrapa. O ex-ministro da Agricultura Luís Carlos Guedes Pinto também foi sabatinado e era o único candidato de fora da estatal.

De acordo com o Valor, Soares e Guedes sofreram resistência interna de servidores da empresa na última fase do processo de seleção. O diretor da Embrapa era visto como muito jovem para o cargo. Já a rejeição ao ex-ministro teria ocorrido por sua atuação política no governo federal, na Conab e no Banco do Brasil.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: