MT prorroga período de restrição de uso de fogo para limpeza de áreas

QUEIMADAS 19 9
Prevenção visa evitar incêndios florestais nesta época do ano – Elio Rizzo/AGROemDIA

O governo de Mato Grosso prorrogou até 1º de outubro o período de restrição de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas. A informação é da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

O Decreto 1.667, que trata da prorrogação, foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (17). O período de restrição começou no dia 15 de julho e terminaria no sábado passado (15).

A analista de Meio Ambiente da Famato, Laura Rutz, orienta os produtores a ficarem atentos ao novo prazo e a tomarem medidas de prevenção aos incêndios florestais. Entre elas, Laura sugere a construção de aceiros, açudes e cortinas de segurança.

“A restrição às queimadas é preventiva e tem o objetivo de diminuir os riscos provocados pelo fogo nesta época do ano, quando o forte calor e a baixa umidade relativa do ar aumentam as ameaças de incêndios de grandes proporções”, ressalta a analista da Famato.

Quem descumprir a restrição está sujeito a multas que variam de R$ 1 mil a R$ 7,5 mil por hectare, além do possível embargo da área.

Da redação, com Famato

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: