Aviação agrícola de GO combate incêndios em lavouras e destina renda para hospital

aviacao agricola Aerotex.jpg19 (2)
Em 18 dias deste mês, brigada combate 10 incêndios no sudoeste de GO – Foto:  Sintag/Divulgação

Em 18 dias, dez missões aéreas de combate a incêndios e 182 lançamentos de água sobre o fogo em lavouras no sudoeste de Goiás. Algumas em situações com chamas próximas a instalações industriais. Esse é o saldo das operações, desde o início do mês, da brigada contra incêndios da Aerotex Aviação Agrícola. A empresa de Rio Verde deve operar o serviço pelo menos até o final do mês e vai destinar metade da renda ao Hospital do Câncer do município.

Desde o último dia 1º, a Aerotex mantém em prontidão dois aviões, dois pilotos e um técnico para apoio em solo. Essa é provavelmente a primeira iniciativa de um serviço privado de combate aéreo a incêndios colocado à disposição de produtores rurais.

A ideia havia sido lançada em agosto, em uma reunião no Sindicato Rural de Rio Verde. O encontro teve a participação de cerca de 15 agricultores e um representante do Corpo de Bombeiros. “Os produtores acreditaram na ideia e se uniram ao projeto”, ressalta o gestor de Segurança Operacional da Aerotex e diretor do Sindag, Tiago Textor.

Goiás já teve registrados este ano mais de 3 mil incêndios em vegetação. Um deles resultou em uma morte em um canavial em Santa Helena de Goiás.

Do Sintag

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: