Saiba quais os cuidados indispensáveis na hora de semear a soja

Qualidade da semente, regulagem das semeadoras e adequação da área. Estes são, segundo o pesquisador Alvadi Balbinot, da Embrapa Soja, os três principais cuidados que os produtores devem ter nesta fase da semeadura da soja, a fim de garantir estabilidade de produção e rentabilidade.

O primeiro dos cuidados é a qualidade da semente, o que vai garantir o vigor a germinação necessários para o estabelecimento da lavoura, destaca Balbinot.

O segundo fator diz respeito à regulagem das semeadoras que vão posicionar a semente adequadamente no solo e na quantidade indicada pelos obtentores das cultivares.

A terceira questão a ser observada, ressalta Balbinot, está relacionada à adequação da área, ou seja, é preciso investir em sistema de plantio direto na palha e em área que esteja livre de plantas daninhas e com umidade para permitir a rápida emergência das plantas.

“Estes cuidados possibilitam que o produtor comece bem a sua lavoura e tenha maior probabilidade de chegar com maior produtividade e rentabilidade ao final do ciclo”, enfatiza Balbinot.

Da Embrapa Soja

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: