Parceria entre Anater e Asbraer promove qualificação de extensionistas

curso anater
Curso capacitação extensionistas em todo o país – Divulgação/Anater

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) está realizando uma série de cursos de qualificação para extensionistas de todas as regiões do país. Os cursos são resultado de acordo de cooperação técnica entre a Anater e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e estão possibilitando a capacitação dos agentes e gestores de entidades públicas.

Segundo o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, pelo menos 30% de mais de 11,6 mil técnicos passarão pelos cursos apenas neste ano. “Essa é uma demanda identificada pela Asbraer e converge com a proposta da Anater, cujo desafio maior é reestruturar a extensão rural no país. E qualificar o extensionista faz parte da estratégia para vencer esse desafio.”

O presidente da Anater ressalta que a política pública chega ao produtor rural muito mais encorpada quando associada à assistência técnica, atingindo o objetivo de promover o desenvolvimento no campo e trazendo resultados positivos à sociedade. “O mundo está sempre em transformação e é importante que, mesmo prestando um excelente trabalho há 20, 30 anos, o extensionista tenha oportunidade de se atualizar em relação às novas tecnologias, às novas possibilidades de mercado, à percepção do consumidor em relação a determinado produto. Até porque o consumidor está cada vez mais consciente e não quer mais o produto pelo produto, mas também leva em consideração a forma como é produzido, as questões ambientais, sociais e culturais. Então, a Anater acredita que para prestar, de fato, uma assistência técnica de qualidade, é necessário atualizar e qualificar continuamente os profissionais”, avalia.

Demanda regional

Os cursos são formatados conforme a demanda regional, abordando os diversos temas, que vão das boas práticas e sistema de produção, passando pela elaboração de projetos, estratégias operacionais para aplicação do crédito rural, metodologias e sistema de gestão, prospecção de comercialização e inserção nos mercados institucionais e executados com a contribuição das instituições parceiras que possuem expertise.

Para o presidente da Asbraer, Luiz Hessmann, nada é mais solidificador para as duas instituições do que essa parceria técnica. “É emblemático para nós, da Asbraer, termos esse acordo de cooperação técnica com a Anater. Todos sabemos da importância da capacitação e da constante atualização dos nossos quadros de extensionistas. É com essa ferramenta que ampliamos a implantação de tecnologias, que geram inovações e tornam a agricultura familiar cada dia mais produtiva e competitiva. Essa ferramenta, associada a outras, fortalece o setor e leva para o mercado o que há de melhor em termos de alimentos para abastecer internamente a população brasileira. Além disso, estamos cada vez mais produzindo de forma sustentável.”

A expectativa das duas instituições é de que a parceria tenha continuidade no próximo ano, a fim de que todos os profissionais possam ser qualificados.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: