ES: Cafés especiais do Caparaó são atração de encontro de produtores

cafe 23 23 11
Evento debate importância da cafeicultura para o ES – Rafael Rocha/Embrapa

O Instituto Federal de Educação (Ifes) do município de Alegre (ES) realiza neste sábado (24), no distrito de Rive, o VIII Encontro de Cafeicultores com o tema “Consolidando o Caparaó como origem de cafés especiais”. O evento traz como principal destaque o crescimento da produção, além da importância e o reconhecimento dos grãos especiais para os municípios e agricultores da região, que conquistaram pela quarta vez o Prêmio Coffee Of The Year, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

Vice-presidente da Comissão de Agricultura e membro da Frente Parlamentar do Café, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) confirmou sua presença no evento. Degustador de café, Evair atua desde a década de 90 em projetos de incentivo à produção de grãos especiais. Na Câmara, o parlamentar apresentou projetos de lei voltados à cafeicultura: o PL 1712/15, que limita a importação dos grãos de café de países que não possuem leis ambientais tão rigorosas quanto às brasileiras, e o PL 1713/15, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade.

“A semente que plantamos há 20 anos se transformou em um grande ‘campo de oportunidades’. É um orgulho saber que nosso esforço e trabalho estejam expandindo cada vez mais, gerando empregos, renda, novos conhecimentos e tecnologias. Com certeza, iremos continuar fomentando esses espaços, incentivando o crescimento de nossos produtores, pois este é o Brasil que dá certo”, disse Evair.

Caparaó Junior

Ex-aluno da Escola Agrotécnica Federal de Alegre, atual Ifes, Evair atuou para a viabilização do primeiro prédio para empresas juniores em um campus do instituto em todo o Espírito Santo. Entregues em junho deste ano, o prédio e o novo refeitório foram garantidos por meio de emendas no valor de R$ 1,5 milhão ao Orçamento da União. “Conhecimento compartilhado é a garantia de sucesso no resultado do trabalho, e os nossos estudantes do Ifes de Alegre merecem esse espaço, que vai lhes ajudar a descobrir e explorar seus talentos e a melhorar cada vez mais o atendimento à nossa gente”, assinalou o parlamentar.

A diretora-geral do Ifes de Alegre, Maria Valdete Tannure, espera reunir mais de 450 cafeicultores no encontro, além dos docentes, técnicos administrativos e representantes de diversas entidades que vão ampliar. “Todos nós do Ifes Campus de Alegre nos orgulhamos por fazer parte desse elo entre a academia, o mercado e a comunidade. Nossa expectativa é colher bons frutos desse encontro, compartilhando experiências e propostas que, sem dúvida, ajudarão a fortalecer ainda mais o valor e a importância de nossos cafés especiais”.

O diretor-presidente da empresa júnior do curso de Tecnologia em Cafeicultura, a Caparaó Jr, Lucas Fonseca, contou que a preparação para o evento teve início no mês passado e mobilizou alunos do curso de Tecnologia em Cafeicultura, funcionários do Ifes, professores, prestadores de serviço da empresa júnior para proporcionar um evento especial aos cafeicultores. “A gente tem um prazer muito grande em fazê-lo, porque é o retorno que a gente dá aos produtores de todo o investimento que realizam com a gente durante um ano, capacitando-os por meio de palestras e minicursos, para que eles sejam cada vez mais autônomos”.

O VIII Encontro de Cafeicultores do Ifes é realizado pela Caparaó Junior, pela Samarco e pelo Sebrae, com diversas palestras sobre consumo interno e externo dos cafés especiais, lançamento de um livro sobre o setor, reunião para traçar estratégias para o desenvolvimento da cafeicultura na região, além de cursos e oficinas.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: