Preço dos ovos sobe com força e eleva poder de compra de avicultor

ovos brancos 4 paulo pinto fotos publicas
Produto teve forte valorização neste mês, segundo o Cepea- Paulo Pinto/Fotos Públicas

Depois de recuar por quatro meses consecutivos, o poder de compra do avicultor de postura frente aos principais insumos utilizados na atividade, milho e farelo de soja, aumentou de outubro para novembro, atingindo patamares não observados desde meados de 2018. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário está bastante atrelado à valorização dos ovos no mercado doméstico neste mês, que, por sua vez, reflete o crescimento da demanda pela proteína no período. Além disso, as cotações do milho e do farelo de soja caíram de outubro para novembro, favorecendo o aumento no poder de compra do avicultor.

Neste mês (até o dia 22), o valor da caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra, comercializada em Bastos (SP), subiu 8,8% frente ao do mês anterior, para a média de R$ 65,06. Já a alta dos preços dos ovos vermelhos foi de 13,9% na mesma comparação, para R$ 73,47/cx, em média, na parcial de novembro.

Quanto aos insumos, as cotações do milho e do farelo de soja negociados em Campinas (SP) recuaram 0,7% e 2,4%, respectivamente, de outubro para a parcial de novembro.

Do Cepea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta