Pecuaristas gaúchos querem antecipar retirada da vacina contra aftosa

Pecuaristas do Rio Grande do Sul pediram ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, a antecipação da retirada da vacina contra a febre aftosa do rebanho gaúcho. Segundo ele, o Mapa está tratando do assunto, mas que o estado precisa fazer uma série de procedimentos até chegar à fase de auditoria que precede a retirada da imunização.
Novacki recebeu o pedido durante visita à Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre. Ele se reuniu com o diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, e com representantes de outras entidades do setor de proteína animal. Além da antecipação da retirada da vacina, eles trataram de temas como sanidade animal e comércio internacional.
O secretário executivo também esteve reunido com representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag). No encontro, ele fez um relato sobre o estágio de desenvolvimento dos principais programas do Mapa para o setor.
No Palácio Piratini, sede do executivo gaúcho, Novacki foi recebido pelo governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, e pelo vice-governador, José Paulo Cairoli0.