Volta das chuvas no Paraná favorece manejo do rebanho nos pastos

Foto: Gabriel Faria/Embrapa

Do Broadcast

As condições climáticas favoráveis no início de 2022 têm facilitado o manejo do rebanho de bovinos nos pastos, mantendo a perspectiva de boa cotação da arroba para os produtores no Paraná, de acordo com o Boletim Semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Segundo o boletim, neste ano já ocorreram chuvas em boa quantidade em praticamente todas as regiões do estado. “O que se observa no campo é a melhora considerável das pastagens e, pelo menos em parte, a normalização do abastecimento de água”, informa a publicação. Os produtores já conseguem manter o rebanho nos campos, buscando a finalização da engorda e a comercialização de animais com melhor condição de carcaça.

As cotações da arroba, por sua vez, devem permanecer sustentadas, especialmente pelo atraso verificado em razão das condições climáticas desfavoráveis de 2021 e a oferta restrita de bovinos. Dados do Deral apontam que, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, a alta chegou a 2,2% na média estadual. Se o comparativo for com janeiro de 2021, o aumento chega a 16%. É possível que, entre abril e maio, com maior oferta, observe-se uma variação negativa do preço do boi gordo, ainda que apresente pouca expressividade.

No último ano, a severa estiagem trouxe efeitos negativos para a agropecuária em vários estados brasileiros, incluindo o Paraná. Os danos foram sentidos no desenvolvimento de algumas culturas, como o milho, fonte de alimentação de bovinos, que teve o custo impulsionado. Além disso, as pastagens também sofreram com o déficit hídrico. “Em algumas regiões, até mesmo a água para o consumo dos animais ficou escassa”, assinala o boletim.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: