Afubra investe na produção de energia solar

energia solar afubra
Usina instalada em Santa Cruz gera energia para associação –  Nataniél Sampaio/Afubra

Já está em pleno vapor, ou melhor dizendo, calor, a produção de energia por meio de uma usina solar instalada junto à Central de Distribuição (CDC), da Associação dos Plantadores de Fumo em Folha no Rio Grande do Sul (Afubra), em Santa Cruz do Sul. O empreendimento, que custou cerca de R$ 1 milhão, conta com 630 módulos solares, capazes de gerar 284.645,4 kWh/ano, energia suficiente, por exemplo, para atender ao abastecimento de 151 casas populares, além de contribuir para preservar o meio ambiente com a redução de 148,45 toneladas de CO2 por ano. Isso equivale a 1.060 árvores para compensar a emissão de CO2.

Com a tecnologia, a usina solar vai produzir toda a energia utilizada pelo CDC e o excedente gerado será injetado na rede elétrica, gerando créditos, que serão utilizados na redução da conta de energia elétrica da loja matriz, também em Santa Cruz do Sul. O projeto prevê a ampliação futura da usina para geração de até 0,5 MW de energia, suficiente para atender à demanda da loja matriz e ainda reduzir a conta de energia de filiais.

Sistema fotovoltaico

A Afubra lançou o “Afubra Verde Energia Solar”, sistema que permite produzir energia elétrica através de placas fotovoltaicas, tanto em residências urbanas quanto nas rurais. O sistema fotovoltaico, que, através de módulos solares e equipamentos de última geração, gera economia e sustentabilidade, passou a integrar o rol de produtos que a Afubra oferece. Para adquiri-lo, basta fazer contato com a loja da Afubra mais próxima (matriz ou filiais).

Uma equipe especializada fará a análise de necessidades e o orçamento. O sistema pode ser adquirido à vista ou financiado pelo Pronaf ou por linhas especiais, disponíveis em várias instituições bancárias. As taxas de juros são bastante atrativas, permitindo ao cliente fazer a aquisição em longo prazo, com parcelas reduzidas.

Da Afubra

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: