Bolsonaro defende perdão da dívida do Funural, diz Tereza Cristina

tereza cristina 7 1 19
Tereza Cristina: Governo está estudando solução para dívida do Funrural – Antonio Araujo/Mapa

O presidente Jair Bolsonaro é favorável ao perdão do débito do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), reiterou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta segunda-feira (7), em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Segundo ela, o presidente “tem se posicionado a favor de fazer o perdão” do chamado passivo do Funrural. Conforme a Receita Federal, a medida teria impacto estimado em R$ 18 bilhões nas contas públicas, mas entidades do setor, como a Abrafrigo, garantem que o montante é inferior.

“Existe um grupo estudando [o perdão da dívida], porque tem que estar no orçamento. Não é uma decisão do Executivo sozinho. Precisa saber como pode ser feito, se é por medida provisória, e encaminhar ao Congresso. Aí é o Congresso que precisa entender que é uma coisa importante”, disse a ministra.

Num primeiro momento, assinalou Tereza Cristina, a ideia é fazer uma nova prorrogação para a renegociação das dívidas para que esse estudo seja feito. O último prazo terminou em 31 de dezembro e não foi estendido pelo ex-presidente Michel Temer devido a “impedimentos legais”.

Conforme a ministra, o governo anterior não fez a prorrogação porque entrava no mandato do novo presidente e ele não poderia prorrogar até 30 de março, o que era pedido pelo setor.

No início de dezembro, informa o site GaúchaZH, a Câmara dos Deputados aprovou pedido de urgência na tramitação do projeto que trata do perdão das dívidas do Funrural. Com a decisão, o texto pode ser votado diretamente no plenário da Casa, sem passar pelas comissões permanentes.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta