Brasil exporta 1,4 milhão de toneladas de arroz em 2018

De janeiro a dezembro de 2018, o Brasil exportou 1,4 milhão de toneladas de arroz, o que resultou em US$ 467 milhões em negócios, segundo o balanço da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), baseado em dados do Ministério da Indústria e Comércio Exterior.
Os números foram divulgados nesta terça-feira (8) pela Abiarroz. Conforme a entidade, as exportações brasileiras fecharam no mês de dezembro de 2018 com um superávit de 191 mil toneladas.
Do total exportado em 2018, o arroz em casca se destaca em primeiro lugar com 592 mil toneladas, tendo como destino principal a Venezuela. Já o Peru foi o maior importador de arroz brasileiro beneficiado, com recorde de 82,4 mil toneladas, totalizando US$ 40,8 milhões em negócios.
Senegal, Nicarágua, Cuba, Costa Rica e EUA também se destacaram como destino do arroz brasileiro com importantes volumes.
Conforme o gerente do Brazilian Rice, Gustavo Ludwig, as exportações de 2018 foram importantes para regular o mercado e consolidar a presença do Brasil nos mercados prospectados. “A expectativa é de manter o patamar de exportações alto para os próximos anos”.
Brazilian Rice
O projeto tem como objetivo aumentar e consolidar as exportações brasileiras de arroz beneficiado, tornando o Brasil um player reconhecido no comércio internacional pela sua qualidade e capacidade produtiva. É realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com uma série de ações com foco comercial e de aprimoramento da imagem do produto brasileiro em mercados estratégicos.

