Reuso de efluentes melhora eficiência do uso da água na pecuária

irrigacao reuso agua
Foto: Gisele Rosso/Embrapa

O manejo hídrico na pecuária é essencial para reduzir os potenciais impactos negativos na utilização desses recursos, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O reuso é uma alternativa viável e uma forma de melhorar a eficiência do uso da água, reduzindo a captação de fontes naturais e o gasto com energia elétrica.

Para que o aproveitamento seja possível, destaca a Embrapa, deve-se empregar tecnologias de tratamento do efluente para garantir segurança sanitária e ambiental dos sistemas de produção e padrões de qualidade de acordo com o uso desejado.

Conforme os pesquisadores Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), e Gislaine Fongaro, da Universidade Federal da Fronteira Sul (Erechim/RS), a água de reuso pode ser destinada tanto para fins que exijam elevados padrões de qualidade quanto para usos menos nobres.

Ainda de acordo com os pesquisadores, no caso do potável, menos frequente, o efluente tratado pode ser utilizado para o abastecimento humano e consumo animal. Já para usos como irrigação de culturas agrícolas, fertirrigação, lavagem de instalações agropecuárias, recarga de aquíferos, etc. o processo será mais simples.

A seleção da tecnologia para tratamento do efluente, assinaram, vai depender da finalidade do reaproveitamento e da qualidade requerida para não comprometer os processos produtivos.

Simpósio

O Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates) é um exemplo de tecnologia limpa desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves. O processo visa à redução do impacto ambiental das águas residuais da suinocultura pela remoção de carbono, nitrogênio e fósforo, reaproveitados em áreas agrícolas e na pecuária.

Tanto o Sistrates como outras tecnologias para reciclagem vão ser discutidos e apresentados por Airton Kunz e Gislaine Fongaro no V Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH), que ocorre nos dias 14 e 15 de março em São Carlos (SP).

Realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, o evento objetiva oferecer atualização técnica a profissionais e estudantes buscando uma agropecuária mais eficiente no uso da água.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Da redação, com informações da Embrapa

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: