Vendas em Balcão: número de cadastros de criadores do DF e Entorno sobe 11%

milho 22
Foto: Renata Silva/Embrapa

O número de criadores cadastrados no Programa de Vendas em Balcão (ProVB) no Distrito Federal e Entorno aumentou 11% entre 2016 e 2017. Em 2016, o ProVB – executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – tinha cerca de 1,4 mil pequenos criadores e passou para 1.664 no ano passado.

Por meio do programa, a Conab viabiliza o acesso de compradores de pequeno porte aos estoques públicos de milho para suprir as demandas por insumos como ração para os animais.

Também cresceu o volume de milho comercializado pela Conab na região, formada pelo DF e municípios de Goiás e Minas Gerais situados no Entorno. Em 2016, foram vendidas 3.913 toneladas e 4.372 t em 2017.

Desse total, 3.516 t (80%) foram destinadas a criadores do DF, 843 t aos de GO (19%) e 13 t aos de MG (1%).

Os interessados em participar do programa devem fazer o cadastro em uma das unidades operacionais da Conab localizadas no estado de origem ou próximo a ele.

Depois do cadastramento, os criadores devem comparecer às unidades de venda para verificar a qualidade do produto e formalizar a opção de compra, quando será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU).

O preço atual do milho na Unidade Armazenadora de Brasília, referente a esta quinzena, é de R$ 23,34 a saca de 50 kg. Já a quantidade disponível em estoque para venda é de 2.342 toneladas.

Os criadores que necessitem mais informações sobre o cadastramento podem entrar em contato com a regional da Conab DF pelo telefone (61) 3363-2502 ou e-mail: df.sureg@conab.gov.br.

Da redação, com informações da Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: