Mapa quer reduzir de 35 para menos de 15 o número de câmara setoriais

tereza cristina 29 1 carlos silva
Tereza Cristina quer fortalecer atuação das câmaras setoriais do Mapa – Carlos Silva/Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estuda reduzir de 35 para menos de 15 o número de câmaras setoriais. A redução faz parte da reestruturação que a ministra Tereza Cristina pretende implementar nesses colegiados consultivos que representam as diferentes cadeias produtivas do agronegócio.

“A ministra Tereza Cristina vai fortalecer e aumentar a participação das cadeias produtivas na governança do Mapa. A atuação das câmaras setoriais será fundamental na construção e acompanhamento das políticas públicas”, postou no Twitter, na tarde desta terça-feira (29), a assessoria do Mapa.

Uma das mudanças já ocorreu. A Coordenação-Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas deixou de ser vinculada ao gabinete da ministra e agora é subordinada à Secretaria de Política Agrícola (SPA).

Atualmente, o Mapa tem 30 câmaras setoriais e cinco temáticas. Na semana passada, Tereza Cristina anunciou a criação de uma única câmara setorial para o setor de proteína animal, que deve englobar as de carne bovina e aves e suínos.

Esses órgãos consultivos se reúnem várias vezes ao longo do ano para debater as políticas públicas voltadas às diferentes cadeias do agro e as eventuais dificuldades que estejam enfrentando.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta