Andaterra convoca reunião para debater endividamento agrícola

andaterra 10 2 19

A securitização das dívidas agrícolas dos setores em crise – como, por exemplo, os produtores de leite e os arrozeiros gaúchos e catarinenses – e o crédito de custeio da safra 2019 serão debatidas nesta quarta-feira (13), a partir das 10h30, na Câmara dos Deputados, em Brasília, por lideranças do agronegócio e parlamentares.

Convocada pela Andaterra (Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra), a reunião visa buscar informações sobre como o Parlamento e o governo federal estão trabalhando para atender essas reivindicações. A possibilidade de protestos na Esplanada dos Ministérios, neste ano, não está descartada.

“Hoje, uma das principais preocupações do agro é o endividamento rural, notadamente dos orizicultores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e dos produtores de leite, que estão praticamente em situação de insolvência. Há mais de um ano, estamos pedindo uma securitização ampla para os setores em crise”, diz Jeferson Rocha, diretor jurídico da Andaterra.

Outra questão que está deixando o setor apreensivo, assinala Jeferson Rocha, é o custeio da safra de 2019. Segundo ele, os juros do crédito de custeio nos bancos chegam até 13%. As taxas de mercados, aliadas aos riscos da atividade agrícola e aos atuais preços baixos, agravam ainda mais o endividamento, pontua o diretor jurídico da Andaterra, uma das entidades que articularam o Movimento Abril Verde e Amarelo, no ano passado.

De acordo com Jeferson Rocha, os produtores querem que o governo federal disponibilize recursos com juros controlados para o custeio da safra. “Por décadas, tivemos juros controlados [menores que os de mercado] para o custeio. Agora, temos que ter pelo menos esse instrumento à disposição.”

Na tarde de quarta-feira, os representantes da Andaterra e do Movimento Abril Verde e Amarelo também terão uma reunião fechada, na Câmara dos Deputados, para tratar do passivo do Funrural. O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) apresentou projeto que acaba com o débito. O presidente Bolsonaro já se manifestou a favor da proposta.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: