Embrapa promove curso de ultrassonografia aplicada à fêmea suína

curso suinos 8 3 19

Estão abertas até o dia 12 de abril as vagas para o curso de ultrassonografia aplicada à fêmea suína promovido pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC. A capacitação é voltada para profissionais médicos veterinários e estudantes do curso de medicina veterinária para a utilização da técnica de ultrassonografia, com foco na avaliação do trato reprodutivo da fêmea suína (dinâmica ovariana, patologias reprodutivas e diagnóstico precoce da gestação). É obrigatória a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula em faculdade de medicina veterinária reconhecida pelo MEC.

É possível optar entre fazer a parte teórica, que oferece 45 vagas, ou a teórica e prática, com apenas 15 vagas. Para se inscrever, basta acessar o endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves/cursos e escolher a opção desejada. As inscrições custam R$ 100 para o curso teórico e R$ 1.200 para o curso teórico e prático (a parte teórica é requisito).

Os alunos do curso prático deverão estar em vazio sanitário (sem contato com suínos, abatedouro ou laboratório que trabalha com agentes infecciosos) por no mínimo 48 horas. Os estrangeiros ou brasileiros em retorno de viagem internacional, independentemente de ter ou não estado em contato com suínos, abatedouro ou laboratório com agentes infecciosos, devem estar em vazio sanitário por pelo menos 72 horas. Para atestar, será obrigatória a apresentação de formulário devidamente preenchido e assinado.

As aulas serão ministradas pela professora Andressa de Souza (Instituto Federal Catarinense) e pelos professores Carlos Viana (PUC de Minas Gerais) e Diego Leal (Universidade de São Paulo), além da pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves Mariana Marques.

Programação:

Dia 15 de abril, curso teórico

8h às 8h30: Recepção e entrega de material

8h30 às 8h45: Abertura

8h45 às 10h: Anatomia e Fisiologia do aparelho reprodutivo da fêmea suína / Desenvolvimento gestacional em suínos – Mariana Marques (Embrapa Suínos e Aves)

10h às 10h30: Intervalo

10h30 às 12h: Erros no diagnóstico de alterações reprodutivas em fêmeas / Utilidades potenciais e benefícios econômicos da ultrassonografia na reprodução de fêmeas suína – Diego Leal (USP)

12h às 13h: Almoço

13h às 14h45: Histórico e princípios básicos da ultrassonografia na reprodução animal / Princípios básicos e técnicos para utilização da Ultrassonografia em fêmeas suínas – Carlos Viana (PUC/MG)

14h45 às 15h15: Intervalo

15h15 às 17h: Exame do aparelho reprodutor por ultrassonografia (dinâmica ovariana e patologias reprodutivas) / Diagnóstico precoce da gestação – Carlos Viana (PUC/MG)

 Dias 16 e 17 de abril, curso prático

Seleção e ajuste dos controles básicos dos aparelhos de ultrassonografia

Exame prático do aparelho reprodutor por ultrassonografia

Utilização do ultrassom para diagnóstico de patologias relacionadas à reprodução

Avaliação ultrassonográfica de fêmeas não gestantes (acompanhamento da dinâmica folicular ovariana e ciclicidade)

Diagnóstico precoce de gestação

Da Embrapa Suínos e Aves

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: