Deputado Pinato defende relações comerciais sem viés ideológico

deputado fausto pinato _ Michel Jesus_ Câmara dos Deputados
Pinato convidará ministros para irem à Comissão de Agricultura – Michel Jesus/Câmara

As relações comerciais bilaterais devem ser vantajosas para ambos os países e não podem envolver questões ideológicas, diz o novo presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, deputado Fausto Pinato (PP-SP), ao defender que a diplomacia brasileira privilegie os resultados econômicos na cooperação internacional, em vez de alinhamento político, a fim de que o agronegócio possa não só manter, mas aumentar o volume e as divisas das exportações do setor.

“O relacionamento do Brasil com outros países é fundamental para as vendas externas do agronegócio, independentemente de serem de esquerda, direita, centro ou monarquia”, reforça Pinato, que nesta semana presidiu a primeira sessão da Comissão de Agricultura na atual legislatura. “O Brasil é hoje um dos celeiros do mundo. Temos que tratar bem nossos clientes. É muito importante a aproximação com os americanos, mas não podemos brigar com a China.”

Pinato adianta que pretende visitar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para convidá-los a irem à Comissão de Agricultura expor as prioridades de suas gestões e ouvir as reivindicações dos parlamentares ligados ao setor rural.

O deputado considera a aproximação com os ministros importante não só para eles conhecerem os pleitos do agronegócio, mas também para que a Comissão de Agricultura possa ajudá-las na implementação de políticas públicas voltadas à cadeia produtiva. “Os ministros precisam saber a realidade de cada setor.”

Pinato ressalta ainda que a Comissão de Agricultura deve debater temas importantes neste semestre, como a reforma da Previdência, os custos de produção da agropecuária, a falta de infraestrutura para o escoamento da safra agrícola e as negociações com o mercado internacional.

Segundo o parlamentar, há enorme preocupação entre a bancada ruralista com a proposta de aposentadoria rural, com os altos custos de produção e com os problemas de transporte que prejudicam o escoamento da safra agrícola e tiram a competitividade brasileira, além das parcerias comerciais bilaterais.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: