AgropecuáriaNotícias do dia

Geller pede ao governo prioridade às obras de infraestrutura em MT

neri geller camara deputado cleia
Geller: Burocracia atrapalha andamento das obras – Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O agronegócio do Mato Grosso, maior celeiro da agropecuária do país, quer agilidade do governo federal para resolver os gargalos de infraestrutura que prejudicam a sua competividade. Na busca de solução, deputados federais mato-grossenses estiveram reunidos nesta semana, em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. Eles pediram prioridade às obras que podem melhorar o escoamento da safra de grãos pelo Arco Norte e a interligação do estado com outras regiões brasileiras.

Segundo o deputado federal Neri Geller (PP-MT), o grupo de parlamentares expôs ao ministro a necessidade de encaminhar logo uma solução para os problemas da BR-163, que prejudicam o transporte da safra. Eles reivindicaram a Tarcísio Freitas a concessão do trecho da rodovia que vai da divisa de Mato Grosso do Sul até o município mato-grossense de Sinop.

“A BR-163 é caos. O produtor paga um alto pedágio para trafegar numa rodovia que deveria estar duplicada ao menos até Sinop. Além de não estar, ainda tem problema de manutenção do leito”, disse Geller, acrescentando que a bancada mato-grossense apoia o governo, quer votar a reforma da Previdência, mas precisa de apoio para desburocratizar o país, a fim de que as obras deslanchem.

Na audiência com o ministro, os parlamentares mato-grossenses também trataram da concessão de outras obras. Entre elas, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e a Ferrogrão, projetada para ligar MT ao Pará. “A Fico é muito importante para Mato Grosso, assim como Ferrogrão, principalmente o trecho entre Sinop e Miritituba [PA]”, assinalou o deputado do PP.

Geller lembrou ainda que os produtores rurais estão dispostos a participar da concessão da Ferrogrão, a fim de viabilizar a obra.  “Há interesse de empresas nacionais, de fundos internacionais [na concessão da ferrovia]. O governo precisa criar o arcabouço jurídico e fazer o leilão para que a iniciativa privada possa fazer os investimentos”, assinalou o deputado, ex-ministro da Agricultura e ex-secretário de Política Agrícola do Mapa.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading